sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Atravessando o deserto



O período do povo de Israel no deserto , de 40 anos ( o que seria uma caminhada de 11 dias -Dt 1:2) por causa do coração endurecido deste povo, sabemos que Deus acrescentou um ano  a cada dia que se observou a "Terra Prometida"...

 Não foi somente por causa do pecado deste povo, mas o maior interesse de Deus era tratar do seu povo. Mostrar seus sinais e maravilhas, testar a fé e confiança nEle , fazer com que os costumes e adoração a outros deuses fossem eliminados , e que Deus fosse o único Deus a ser adorado, que os livrou com forte mão, que enviou 10 pragas para provar que somente ele é Deus, que confrontou isso com animais/insetos que era adorados como deuses no Egito.
Deus os tratou espiritualmente ao mesmo tempo que cuidava de cada um :

"Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o Senhor,teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos.
Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e sustentou com o maná, que tu nem conhecias,para te dar a entender que nem só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do Senhor viverá o homem.
Nunca envelheceu a tua veste sobre ti, nem se inchou o teu pé nestes quarenta anos.
Sabe pois, no teu coração, que como um homem disciplina a seu filho, assim te disciplina o Senhor, teu Deus." (Dt 8 :2-5)

Na nova tradução da Bíblia  na Linguagem de Hoje, em Deuteronômio 29: 5,6, diz:


"Durante quarenta anos ele os guiou pelo deserto; nesse tempo todo não ficaram gastas as roupas que vocês vestiam, nem as sandálias que calçavam. Vocês não tinham pão para comer, nem vinho ou cerveja para beber, mas Deus lhes deu tudo o que precisavam, a fim de que ficassem sabendo que ele é o SENHOR, nosso Deus."

Havia uma "escama" nos olhos dos povo, que faziam com que eles não enxergassem a direção e o propósito de Deus, mas se concentravam na circunstância , prometida como passageira, pois eles sabiam que assim como saíram do Egito, entrariam na Terra Prometida.

Nós sabemos que nossa vida aqui é passageira e até rápida quando pensamos na ideia da eternidade. Sabemos que o Senhor nos ensina, e nos conduz para a nossa Celestial Terra Prometida. Mas infelizmente, ao longo da caminhada no deserto (sistema chamado mundo), nós desfalecemos e murmuramos.
Por vezes temos a capacidade de ler sobre o povo israelita e acusá-los de ingratos. "Como pode, depois de tudo que Deus fez... Depois das 10 pragas enviadas ao Egito...?
Fomos libertos do Faraó (pecado que nos condenava à morte) , vemos os sinais e maravilhas,  a provisão dEle ,temos a companhia constante do Espírito Santo, ganhamos o maior presente da humanidade e a maior prova de amor : Jesus! Que é nosso advogado, que nos deu a graça de falar diretamente ao Pai!
O véu foi rasgado! Não existem barreiras! Será que você é capaz de enxergar a dimensão disso? Santo dos Santos era o lugar onde só o sumo sacerdote poderia entrar. Isso não era pra qualquer um. Hoje, temos livre acesso!

(1 Pedro 2.5)  Trad. Linguagem de Hoje:

" Vocês, também, como pedras vivas, deixem que Deus os use na construção de um templo espiritual onde vocês servirão como sacerdotes dedicados a Deus. E isso para que, por meio de Jesus Cristo, ofereçam sacrifícios que Deus aceite."

Toda vez que sentirmos que estamos atravessando o deserto, que nossos ouvidos estejam atentos para ouvir a doce voz do nosso Pai, para caminharmos na direção certa! Que os nossos olhos estejam abertos para vermos e principalmente reconhecermos toas as Suas maravilhas. Que isso possa gerar um coração grato e possamos extrair de dentro de nós , verdadeira adoração à Deus.
Muitas vezes , não entenderemos de imediato o  porque de tantas coisas, mas leve a certeza que os pensamentos de Deus são maiores e melhores que os seus! Glória à Deus!


(Sarah Cavalcante)

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!