sexta-feira, 31 de agosto de 2012

"Cuidado para que não caia! "



Quem já não ouviu: " Aquele que está de pé, cuidado para que não caia" ?
Esse verso encontra-se na Bíblia, mais precisamente em I Coríntios 10:12 (Mas podem ler todo o capítulo que tem grandes verdades e ensinamentos. Lá também se encontra versículos muito conhecidos como: " Todas as coisas são lícitas, mas nem todas me convêm; todas são lícitas , mas nem todas edificam" (v.23); "...Quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus" (v.31), entre outros.
Bem...
Quero falar, de forma breve, sobre Saul. Ele aparece na Bíblia, justamente em um grande momento histórico: O da Monarquia em Israel. O povo que era conduzido pelo profeta Samuel, começou a pedir um rei, porque as nações vizinhas tinham e o povo de Israel ainda não tinha adotado esse sistema.
Não era que Samuel era o "chefe do povo", de forma alguma. Podemos dizer que o sistema de governo deste povo era Teocrático, ou seja, Deus era o centro, o líder deste povo e Suas ordens eram executadas através de homens que o obedeciam e tinham o Espírito Santo sobre suas vidas. Moisés, Josué, os Juízes , eram representantes do Senhor e antes de tomarem qualquer decisão, consultavam à Deus.
Foi errado eles pedirem um rei? Adianto que não, mas a intenção deles que eram (Falarei sobre isso em outra postagem)
Voltando à Saul... Deus atendeu ao povo. Escolheu à ele para ser o primeiro rei de Israel e Samuel então em obediência ao Senhor, o ungiu sobre o povo.  Samuel exercia três papéis na sociedade israelita: além de profeta era juiz e sumo-sacerdote.  Como juiz , julgava as causas das pessoas, como profeta , ouvia a voz do Senhor e as devidas ordens que deveriam ser passadas para todos e como sumo-sacerdote , era habilitado para oferecer sacrifícios pelo povo. Quando o povo pediu um rei, ele consultou ao Senhor que escolheu à Saul.
Saul, no começo havia demostrado humildade e bondade ( I Samuel 10:27, 11:12,13) entre outras características positivas. Mas no meio do caminho seu coração mudou. Se tornou alguém arrogante, obstinado. O principal erro dele vou deixar de obedecer ao Senhor. Por mais que Samuel tentasse fazer com ele voltasse a trilhar o caminho que lhe foi dado anteriormente, ele quis agir com suas próprias forças, até que o Espírito Santo saiu dele e passou a ser atormentado por um espírito maligno.
Quando tiver oportunidade, leia mais sobre Saul.
Você pode estar se perguntando aonde quero chegar. Pois bem:
Há pessoas que foram sim, sem dúvida alguma, levantadas por Deus para algum propósito. Podemos falar isso em formas ministeriais por exemplo. O Senhor é quem levanta pastores, missionários, levitas e outras infinidades de funções. O Senhor também oferece oportunidade de salvação para todos quem crer no seu filho Jesus.
A caminhada, porém, não é fácil. É necessário centralizar Deus em toda e qualquer atitude das nossas vidas. Isso deve ser feito com muito amor e muito cuidado. Saul virou as costas pra Deus e em um determinado tempo ostentou seu reinado fingindo ter Deus . Nosso cuidado deve consistir em ter Deus, sermos obedientes em tudo, para não ostentá-lo sem tê-lo em nós!
Saul foi levantado rei,foi escolhido por Deus e o Senhor estava com ele. Mas o fato de Deus ter o constituído rei, não era garantia de que, mesmo quando ele abandonasse ao Senhor, Deus seria conivente com ele." Deus é amor, mas é justiça também. Se Saul tivesse se arrependido, com certeza alcançaria perdão e misericórdia" . Mas ele preferiu seguir a si próprio soberbamente. Poderia ser diferente? Saul poderia escolher seguir o bem ao invés de desobedecer? Ele poderia ter resistido as tentações que lhe sobrevieram? Claro!
Neste mesmo capítulo, no verso 13, Paulo diz assim: " Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentado além das vossas forças, pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar"
Ele poderia ter obedecido ao Senhor, mas escolheu, por exemplo, guardar os despojos da guerra, deixar o rei Agague vivo, até consultar feiticeira ele consultou, o que com certeza doeu no coração do Senhor, que o escolheu tão amorosamente. Deus que o escolheu para andar com ele , guiá-lo em seu reinado. Saul preferiu andar com suas próprias pernas, virando as costas pra Deus, confiando no seu título de rei!
Que triste seu final! Ele mesmo tirou sua própria vida. Sabemos o destino de quem se suicida, não é mesmo?
O fato de Deus levantar pessoas hoje para fazer sua obra não é garantia de salvação! A garantia de salvação além de crer em Jesus é obediência a todos seus mandamentos, não alguns , mas TODOS! O maior erro do ser humano é achar que é auto suficiente  e o maior erro dos que dizem ser crentes é serem independentes de Deus , mesmo estando na igreja.
Tem muitos pastores , que batem no peito dizendo que vão pro céu, que agem segundo suas vontades, que não se rendem ao Senhor, que se acham superiores às ovelhas, que aliás , tomam como suas, aos invés de administradores do verdadeiro Pastor, Jesus Cristo. Que conduzem a igreja para benefício próprio. Por isso tantos escândalos envolvendo nomes de pastores.
Têm muito " crente saul" dizendo ter Deus no coração e agindo segundo a carne, segundo sua própria concupiscência, segundo suas vontades"
Por isso temos que ter coração de servos, humildes. Ter a consciência que somos totalmente dependentes de Deus em tudo e em todos os momentos das nossas vidas. Porque dEle por ELE e para Ele são TODAS as coisas.  " Porque nele vivemos, e nos movemos e existimos: como também alguns dos nossos poetas disseram: Pois somos também sua geração" ( Atos 17:28)

Geração? Sim!

Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 
(1 Pedro 2:9)

Podemos ver que além do cuidado de não cairmos, temos a responsabilidade de levantar os que estão caídos, ainda digo mais, de ter o cuidado de não fazer ninguém cair , sendo assim pedra de tropeço.





(Sarah Cavalcante)



0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!