sábado, 9 de junho de 2012

A presença de Deus faz toda a diferença



Enquanto Moisés estava recebendo as instruções de Deus no monte Sinai, o povo pecava deliberadamente, até mesmo com orgias em volta do bezerro de ouro, trazendo os costumes e forma de idolatria do povo egípcio, dos quais o Senhor os libertou, mais precisamente das mãos do Faraó  430 anos depois da morte de José.
Como se passou 40 dias decorridos à subida de Moisés, o povo chegou até Arão e disse:
-Ei, Moisés deve ta morto lá em cima! Vamos, façamos uma imagem de um deus pra gente adorará-lo, e ele ir adiante de nós!
Mas, Moisés desceu! Imagina como ele se sentiu. Ficou com tanta raiva daquele povo que jogou as tábuas no chão. Ele sabia que tanto ele como aquele povo eram testemunhas ocular dos sinais e maravilhas que Deus vinha operando na vida de cada um deles. Só pra começar, mandou 10 pragas para o Egito, os mantendo ilesos para que todos vissem que Ele faz separação entre o seu povo e os demais povos!
Enfim, Deus que estava ensinando detalhadamente como seria a construção do Tabernáculo, de maneira que a presença dEle estaria no meio do seu povo, disse a Moisés:
-Enviarei um Anjo adiante de ti, porém não irei no meio de ti, para que não consuma esse povo no meio do caminho. (Ex 33:1-3)
Mas Moisés, como um bom pastor e cheio de amor pediu por aquele povo e disse:
" Não é porventura, em andares conosco de maneira que somos separados, eu e o teu povo, de todos os povos da terra?" (Ex 33:16)
Por fim, Deus os perdoou e foi adiante deles.
 Mas quero estender um pouco as palavras de Moisés, no versículo 16, citado acima.
Nós ,mediante a Graça,  que nos tornamos filhos de Deus e seu povo, nação santa, somos diferente dos demais povos. Não a questão de título, mas é o andar dele conosco, é Sua presença que nos torna diferentes. É impossível temos Ele conosco e sermos ou nos sentirmos os mesmos.
Ser separados por Deus, é ser separado das coisas ruins deste mundo, em que não há proveito para nós, coisas passageiras, falsas alegrias, e tantas outras coisas que só percebemos que não tinham valor algum , quando o Senhor tira a venda que antes estava grudada em nossos olhos.
Duvido que não tenha algo que alguém que foi alcançado pelo Pai, que vivia fazendo as coisas que muitos consideram  "normais" , não tenham pensado " Caramba!  Eu fiz isso?  Como pude?".
Duvido que não tenham algo que se envergonharam. Mas esse foi o tempo da ignorância, digo isto no sentido da falta de conhecimento de causa mesmo. Mas Deus nos ensina dia a dia, até mesmo com nossos erros , que certas coisas , trazem nosso próprio mal.
Ser um povo separado por Deus, não é ser um povo alienado! Alienado para os problemas sociais, por exemplo.Agir com egocentrismo.  De forma alguma! Temos que dar atenção pra viúva, órfão, ancião, quem tem sede, quem tem fome e principalmente aos que estão cegos espiritualmente ( os não alcançados) !
Temos que olhar com amor, para todas as almas. Apresentar esse Deus tão amoroso para as pessoas. A depressão tem engolido milhares e milhares de pessoas! Muitos tiram sua própria vida por se sentirem sozinhos! E muitos deles, nem sequer ouviram falar que Jesus os ama, que nenhum sacrifício deve ser feito para sarar a dor, porque Ele mesmo se entregou na cruz por amor!
" Ele tomou sobre si as nossas dores e enfermidades e as nossas dores levou sobre si... Foi transpassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades, o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados  como ovelhas, cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor (Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo que nele crê, não pereça mas tenha a vida eterna- Jo 3:16), fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós. Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca, como cordeiro foi levado ao matadouro, e como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca" (Isaías 53: 4-7).
E, jamais será nossa atitudes, por mais belas que sejam, que nos fará ou nos faz ser um povo separado. Mas é a doce presença de Deus que nos dá esse título, ou melhor,que nos transforma em um povo santificado.
Que possamos desfrutar dessa dádiva da maneira que O agrade!

(Sarah Cavalcante)



0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!