segunda-feira, 2 de abril de 2012

"Bodes Emissários"





  No Antigo Testamento, mais precisamente no livro de Levítico ,pode-se observar diversas leis e ritos para se cultuar ao Senhor,ou ainda, para purificação de homens e mulheres; como os sacrifícios deveriam ser feitos, que tipos de animais deveriam ser sacrificados para determinado tipo de pecado ou impureza.
Detalhadamente, o Senhor diz à Moisés,  para ele determinar a Arão como proceder e cuidar da Tenda da Congregação. Um desses procedimentos se encontra no capítulo 16. Onde explica como Arão deveria proceder para expiação dos pecados:
Ele deveria tomar dois bodes da congregação dos filhos de Israel. Colocaria os dois em frente a porta da  tenda da congregação e lançaria sorte sobre os dois; um seria para a expiação e o outro seria enviado ao deserto como bode emissário.
 Arão deveria colocar suas duas mãos sobre a cabeça do bode emissário e confessar todas as transgressões contra o Senhor e Sua Lei, e depois, um homem designado o levaria para o deserto.
Procedendo assim o bode estaria levando toda a iniqüidade do povo sobre si vagando pela terra solitária...    
Jesus veio substituir toda e qualquer maneira de sacrifícios para remissão de pecados. Veio como sacrifício vivo e consumou todas as formas que havia para que se alcançasse perdão. Graças a isso,  nem eu nem você precisamos de cabras, bodes, pombos...,porque o Cordeiro vivo Jesus Cristo, se fez maldição por nós. Seu sangue é tão precioso,que ao ser derramado encerrou o tempo da Lei e nos permitiu viver no tempo da Graça. "Porque o pecado não terá domínio sobre vós ,pois não estais debaixo do jugo da lei,mas debaixo da graça" (Rm 6:14).

(Sarah Cavalcante)

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!